Processo de Fabricação de Refrigerantes
As matérias primas utilizadas na produção de refrigerantes são: água, açúcar, acidulantes, essências naturais ou sucos e gás carbônico.
O açúcar passa pelo pré dissolvedor e é levado ao tanque de preparação de xarope simples, onde é misturado à água potável quente enriquecida com ácidos orgânicos. Esta mistura é submetida a um cozimento à 100 °C.
Este xarope simples passa sob pressão por um filtro de aço inoxidável, que contém meio filtrante de carvão ativado em pó, usando terra diatomácea como auxiliar filtrante, que promove a clarificação do xarope simples e a remoção do carvão.
O líquido filtrado é depositado no tanque de pré capa de onde caminha para o trocador de calor e para a torre de resfriamento, onde, ainda sob pressão, passa por processo de abaixamento de temperatura (até 25 °C), sendo encaminhado para os tanques de armazenamento de xarope simples.
Ao xarope simples são adicionados os extratos naturais de cada sabor, que podem ser essências ou sucos, e acidulantes, formando assim o xarope composto.
No caso de refrigerantes diet e light o açúcar é totalmente substituído por edulcorantes não calóricos.
O xarope composto sob pressão é conduzido por tubulação de aço inox para o dosador, onde é feita a homogeneização com água potável. Esta mistura, sempre sob pressão, passa pelo resfriador e pelo carbonatador onde é resfriada e recebe o gás carbônico.
O refrigerante é encaminhado para a máquina enchedora, que deposita o líquido através de sistema automático isobarométrico nas garrafas previamente lavadas a temperaturas de 35 à 65 °C, jateadas com solução alcalina e inspecionadas.
A seguir as garrafas são capsuladas, para seguirem para o datador que imprime nas tampas a data de validade do produto.
Após nova inspeção, as garrafas cheias são encaixotadas em garrafeiras plásticas, empilhadas e seguem para expedição.
No caso da linha PET, como a embalagem é de material descartável, as garrafas são sopradas, rotuladas, passam pelo rinser, para a seguir serem enchidas, capsuladas, datadas e inspecionadas. Caminham para o shrink e o stretch, onde são envolvidas em plástico grosso e seguem para expedição.
DIAGRAMA DE FLUXO DA FABRICAÇÃO DE REFRIGERANTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário