RELEVÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO



RELEVÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO


"A administração requer preceitos legais, para o uso de ferramentas próprias, podendo valer-se de aspectos psicológicos." - Prof. Flávia Reis


"O administrador - trabalha a relação entre recursos, meios e objetivos, em busca da efetividade dos resultados". - Prof. Flávia Reis


"Excelência em Administração - É a soberania na gestão, buscando a sua melhoria contínua, até a exaustão". - Prof. Flávia Reis

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES
- Evolução histórica; Manufatura e serviços; Fluxos de mercadorias, serviços e capitais; Objetivos da Adm. da Produção/Operações; Avaliação de produtividade

2. LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS
- Introdução; O fator globalização da economia; O cenário da localização; Fatores de localização; Localização da empresa industrial e de lojas; Modelos adicionais

3. O PRODUTO
- Introdução; A competitividade; Estratégica competitivas; Quanto produzir; O produto; O conceito de ciclo de vida; Estratégias e Processo de desenvolvimento de novos produtos; Documentação

4. ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS
- Tempos cronometrados; Finalidades do estudo de tempos; Metodologia e equipamentos para o estudo de tempos; Tempos predeterminados ou sintéticos; Amostragem do trabalho Processos e operações; Projeto do posto de trabalho: aspectos ergonômicos; Melhoria de processos em serviços; Melhoria da organização

5. LAYOUT
- Layout de empresas industriais; Capacidade e turnos de trabalho; Etapas para a elaboração do layout; Layout funcional; Layout em linha de montagem; Layout em células de manufatura; Layout de escritórios

6. PREVISÃO DE VENDAS
- Planejamento, predição e previsão; Demanda: tipos de previsões; Outros métodos; Métodos baseados em médias; Ajustamento sazonal para dados com tendência (modelo de Winter) e tendências lineares (modelo simplificado); Seleção e controle do modelo de previsão selecionado
7. ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS
- Importância da administração de materiais; Organização da área de materiais; Análise das necessidades dos clientes; Reposição, Recebimento e Armazenamento de materiais; Distribuição física; Gerenciamento de estoques; Críticas ao modelo do lote econômico; Aspectos adicionais; Aspectos de compras

8. PLANEJAMENTO AGREGADO
- Perfil da demanda; O programa mestre de produção (máster production schedule - MPS)
Estratégias de atuação; Elaboração do plano agregado

9. MRP/MRP II
- Planejamento das necessidades de materiais (material requirement planning - MRP); Elementos de um sistema MRP; Vantagens de um sistema MRP; MRP II; Planejamento das necessidades de  capacidade (capacity requirement planning - CRP)

10. SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO ERP (ENTERPRISE RESOUCE PLANNING)
- Introdução; O sistema integrado de gestão (enterprise resource planning - ERP)

11. MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO
- Representação de um projeto; Fases para a elaboração da rede do projeto; PERT; COM; Algoritmo do caminho crítico

12. GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS
- Características e tendências no setor de serviços; Planejamento e programação de produção em serviços

13. TÉCNICAS JAPONESAS
- Produção enxuta; 5S: housekeeping; Kaizen; Poka-yoke; Manutenção produtiva total; A fábrica do futuro

14. CAD, CAM, CIM, ROBÓTICA, TECNOLOGIA DE GRUPO E SISTEMAS FLEXÍVEIS DE MANUFATURA
- Projeto e manufatura auxiliado por computador; Manufatura integrada; Robótica; Tecnologia de grupo: células de produção; Sistemas flexíveis de manufatura

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A INDUSTRIA DO COACH

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FRONT OFFICE - COACH



COACH- TREINADOR


O coach atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos por ambos, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos